O final do ano traz os habituais balanços e reflexões sobre as nossas conquistas e desafios pessoais e profissionais.
2022 foi um ano particularmente desafiante. Este ciclo teve início num contexto de grande imprevisibilidade, e numa altura em que as empresas se adaptavam ao mundo pós-pandemia, fomos surpreendidos pela guerra na Ucrânia e o galopar da inflação.
No Grupo Pontual, transformámos estes desafios numa oportunidade para nos reorganizarmos internamente, ajustando áreas de negócio e reforçando as competências das nossas equipas – uma aposta que será, aliás, também uma prioridade em 2023.
Em 2022 procurámos, sempre, dar resposta aos desafios dos nossos clientes, e com a nossa posição no mercado nacional consolidada, iniciámos a expansão para o mercado ibérico – um caminho que continuaremos a trilhar no novo ano.
Vamos ficar atentos às novas tendências de mercado e reforçar a aposta em áreas que vão continuar a ditar o futuro, como a inteligência artificial e automação.
Em jeito de conclusão, deixo-lhes uma frase de Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” A isto, acrescentaria que são aqueles que arriscam fazer diferente e procuram fazer melhor.
Faço votos para que, num ano que trará também muitos desafios, os encarem com otimismo e a vontade de continuar a inovar e melhorar os nossos negócios.
Vemo-nos em 2023!
António Teixeira
CEO Pontual