A importância do desenvolvimento de competências dos gestores de PME

18/01/2024
Leia o artigo de opinião de António Teixeira, CEO do grupo Pontual.

Os gestores das empresas nacionais – que são, como sabemos, na sua maioria, pequenas e médias empresas – enfrentam hoje grandes desafios e que podem, num mundo cada vez mais competitivo, exigente e em constante mudança, ditar a viabilidade dos seus negócios.

Na esfera pública, continuam a ouvir-se vozes dos mais diversos quadrantes que alertam para a necessidade de aumentar os níveis de produtividade e competitividade das nossas PME. Efetivamente, os dados do PORDATA referem que a produtividade por hora de trabalho em Portugal ronda os 22 euros, contra os 40 de Espanha, os 63 da Alemanha e os 46 de média da União Europeia. No que diz respeito ao PIB, a nossa taxa de crescimento está entre as mais baixas da Europa (estamos nos 17% face aos 25% de média da EU), e uma das maiores dificuldades das empresas nacionais é a falta de capacidade para ganhar escala.

A par disto, hoje, mais que nunca, os gestores de PME necessitam de estar preparados para os desafios da sustentabilidade, da globalidade e da digitalização. Melhorar os resultados dos nossos negócios e, consequentemente, fazer crescer a economia nacional só é possível se conseguirmos adotar estratégias que permitam alargar os horizontes dos nossos empresários – e isso começa na formação e reforço de competências.

Neste sentido, 2024 será um ano estratégico para a PONTUAL. Estamos a organizar a 1.ª edição da Tech Business Summit, um evento cujo objetivo é promover a literacia tecnológica dos gestores de empresas e que, para isso, vai reunir um conjunto de oradores e especialistas em tópicos que vão da Tecnologia como fator competitivo nas PME à Inteligência Artificial, Cibersegurança e outros.

Por outro lado, juntámo-nos também à iniciativa Voice Leadership da Nova – School of Business and Economics, que se propõe a capacitar os decisores de PME para aumentarem a competitividade dos seus negócios e fazer o PIB crescer 2% até 2026. Trata-se de um programa aberto a gestores pequenas e médias empresas que arranca em abril de 2024 (inscrições até 29 de fevereiro) e conta com uma formação intensiva de 18 meses, num total de 80 horas. Farei parte do grupo de 200 mentores de diversos setores de atividade que vão apoiar estes empresários ao longo da iniciativa, e estou verdadeiramente entusiasmado também pelas aprendizagens e novas vivências que este programa me reserva.

Os desafios são grandes, é certo. Porém, os gestores que se capacitarem, aumentando os seus conhecimentos e colocando-os em prática nos seus negócios, são aqueles que vão não só vingar no futuro, mas também dar um precioso contributo para o crescimento da economia nacional. Que seja esse o desígnio de todos nós!

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.