Inteligência artificial na indústria: 6 exemplos práticos

12/12/2023
A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o mundo tal como o conhecemos, e o universo das empresas não é exceção. Hoje, assistimos a uma revolução tecnológica que é transversal à maioria dos setores de atividade, e a indústria tem sido um dos mais impactados pela mudança.
engenheira de inteligência artificial na indústria

Mas afinal, qual o impacto da inteligência artificial na indústria? No nosso artigo vamos perceber como é que esta tecnologia está a transformar a forma como as empresas do setor operam no mercado, trazendo-lhes mais eficiência, oportunidades de negócio e competitividade. 

A IDC estima que, até 2025, o mercado de IA em Portugal irá ter um crescimento anual médio de 18%, o que representa mais de 500 milhões de euros. Por outro lado, até 2026, 75% das grandes empresas vão implementar ferramentas baseadas em IA para melhorar a sua eficiência, simplificar processos ligados à cadeia de abastecimento ou melhorar a qualidade dos seus produtos. Esta é uma oportunidade sem precedentes para as empresas, que podem, assim, impulsionar o seu crescimento, eficiência e vantagem competitiva nos próximos anos. Vejamos alguns exemplos sobre aplicações práticas da inteligência artificial na indústria. 

6 exemplos de aplicações da Inteligência Artificial na indústria

Otimização de processos de produção 

Através da análise avançada de dados e machine learning, a IA permite identificar padrões e otimizar a eficiência dos processos industriais. Os algoritmos de IA têm capacidade para analisar grandes conjuntos de dados de sensores e máquinas em tempo real, o que permite detetar atempadamente potenciais entraves na produção e tomar decisões proativas para minimizar falhas e desperdícios. 

Manutenção preditiva 

Ao monitorizar de forma contínua o desempenho das máquinas e equipamentos, a IA pode prever falhas com base em padrões históricos de dados. Isto permite que as empresas programem a manutenção preventiva de forma estratégica e evitem paragens não planeadas, o que conduz a um aumento da rentabilidade e vida útil dos seus ativos, bem como a uma elevada redução dos custos operacionais. 

Controlo de qualidade avançado 

A inteligência artificial na indústria proporciona também um controlo de qualidade mais avançado e preciso. Os sistemas de visão computacional equipados com IA podem fiscalizar produtos em alta velocidade e com uma precisão inigualável. Além disso, os algoritmos de machine learning podem identificar automaticamente defeitos ou desvios nas especificações, garantindo que apenas os produtos que cumprem com os padrões de qualidade estabelecidos chegam aos clientes. Assim, vai aumentar a satisfação do cliente e a reputação da sua indústria. 

Planeamento de produção e logística 

A IA pode ser utilizada para aperfeiçoar o planeamento de produção e logística, considerando fatores como a procura do mercado, a disponibilidade de matérias-primas e a capacidade de produção. Os algoritmos fazem a análise dos dados tempo real e fornecem insights precisos para otimizar o planeamento da produção, reduzindo custos e minimizando o tempo de paragem. 

Automação robótica 

A IA desempenha um papel crucial na automação robótica, podendo ser aplicada em várias etapas do processo industrial. Robôs equipados com sistemas de IA podem realizar tarefas complexas e repetitivas com precisão e eficiência e, assim, aumentar a produtividade, melhorar os níveis de segurança do trabalho e libertar as equipas para tarefas mais estratégicas. 

Análise de dados e insights estratégicos 

A IA é uma ferramenta poderosa para análise de dados. Ao processar grandes volumes de informações, esta tecnologia permite identificar padrões, tendências e insights que seriam difíceis ou até impossíveis de serem recolhidos através de métodos convencionais. Baseados em dados fiáveis da produção, estes insights estratégicos podem ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas, impulsionando a inovação e a competitividade. 

O futuro da indústria com inteligência artificial 

A inteligência artificial apresenta um vasto leque de aplicações em empresas de vários setores e a indústria não é exceção. Da otimização de processos de produção até a análise de dados e insights estratégicos, a IA está a transformar radicalmente o mercado, levando a uma aceleração dos processos de transformação digital que trará inúmeros benefícios para as empresas. 

No entanto, os negócios não têm que – nem devem – fazer este caminho sozinhos. Para aproveitar ao máximo das vantagens da inteligência artificial na indústria, a sua empresa pode contar com o suporte de um parceiro de IT como a PONTUAL, que conta com mais de três décadas de experiência em soluções tecnológicas para empresas. 

Reforce a competitividade, aumente a eficiência e potencie novas oportunidades de negócio com a PONTUAL. Contacte-nos para saber mais.

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.