O que é um Managed Services Provider (MSP) e porque preciso de um para a minha empresa?

29/11/2023
Seja qual for o seu setor de atividade ou a dimensão da sua empresa, há um facto cada vez mais inegável: as organizações de hoje não vivem sem tecnologia.
Managed services provider
 É neste contexto que surgem os MSP (Managed Services Providers, ou, em português, Fornecedores de Serviços Geridos), que são essencialmente parceiros especialistas num leque abrangente de serviços de IT e que desempenham um papel essencial na otimização de processos, redução de custos e segurança da informação. Leia o artigo e saiba quais as funções de um MSP e porque é que as organizações – especialmente as PME – optam, cada vez mais, por confiar as suas infraestruturas de IT a estes parceiros.

Um Managed Services Provider (MSP) é um fornecedor de serviços de IT terceirizado e especializado em áreas como a gestão de redes e infraestruturas de IT, cibersegurança e monitorização de sistemas. As PME são um dos principais clientes dos MSP, uma vez que, normalmente, estas têm maior escassez de recursos humanos e know-how em IT, e, assim, beneficiam do apoio de um parceiro especializado nas melhores práticas e tecnologias em vigor.

A grande diferença de um Managed Services Provider para um fornecedor tradicional é que, enquanto este último se dedica a vender soluções numa base transacional e de curto prazo (como, por exemplo, uma compra e implementação de hardware ou software), um MSP aposta em parcerias de longo prazo com os clientes, prestando serviços de forma contínua. Assim, o cliente paga periodicamente ao MSP (modelo de subscrição), que por sua vez, assegura um conjunto de serviços personalizados e “chave-na-mão”, libertando o cliente da necessidade de recrutar equipas internas de IT.

Apesar de muitas das tarefas serem feitas de forma remota, graças ao seu elevado grau de especialização e tecnologia avançada, o MSP faz um acompanhamento diário e monitorização constante dos sistemas de IT do cliente, intervindo de forma preventiva e reativa. O MSP atua de forma rápida e antecipada quando surgem ameaças externas, o que traz para o cliente algumas vantagens: se, por um lado, não tem de ser ele a fazer esse acompanhamento, por outro, há menor probabilidade de existirem interrupções no serviço e períodos de inatividade extensos.

Principais serviços e funções de um Managed Services Provider

Mas, e antes de vermos ao detalhe as principais vantagens de contratar um MSP, vamos perceber quais são as suas principais funções:

  • Monitorização em tempo real de sistemas, redes e software
  • Suporte técnico remoto e on-site
  • Gestão da segurança de informação e serviços de cibersegurança proativa e reativa
  • Backup e recuperação de dados (disaster recovery)
  • Gestão de ativos de IT de forma a garantir a conformidade e otimização de recursos
  • Virtualização de servidores e desktops
  • Migração, gestão e otimização de recursos em ambiente cloud
  • Configuração, monitorização e manutenção de redes
  • Consultoria de IT e formação de equipas de forma a retirarem o melhor proveito dos serviços prestados

Importa referir que nem todos os MSP prestam o mesmo tipo de serviços; muitos deles focam-se em segmentos específicos de IT, ou apostam em mercados verticais como serviços financeiros, de saúde e/ou outros.

A PONTUAL é o Managed Services Provider que presta serviços a todo o tipo de setores de atividade, com foco em áreas como alojamento na cloud, cibersegurança, disaster recovery e também printing, assegurando a gestão de equipamentos de impressão otimizando consumos e promovendo a sustentabilidade ambiental das empresas.

 

equipa de IT managed services

Vantagens de contratar um Managed Services Provider

Da otimização de recursos à redução de custos e aumento da eficiência, são várias as vantagens que levam cada vez mais empresas a escolher trabalhar com um Managed Services Provider. Fique a par das principais:

Maior foco no core business

Um MSP atua como o departamento de IT da sua empresa, libertando-o de todas as preocupações com a área e dando-lhe mais tempo para se focar na gestão e resultados do seu negócio;

Eficiência Operacional

Um MSP vai além da gestão dos sistemas e infraestruturas de IT da sua empresa, garantindo a otimização e proteção dos recursos, reduzindo o tempo de inatividade, aumentando a produtividade e, assim, trazendo mais eficiência para os processos da sua empresa.

Redução de Custos

Manter uma equipa de IT interna é mais dispendioso do que contratar um MSP, sobretudo se tiver em conta as despesas ligadas à contratação e formação dos colaboradores. Por outro lado, com um Managed Services Provider pagará apenas pelos serviços de que necessita e poderá ajustá-los ao longo do tempo.

Segurança da Informação

MSPs como a PONTUAL dispõem de serviços de cibersegurança avançada, fazendo a monitorização de atividades suspeitas e garantindo a proteção dos seus sistemas contra ameaças externas.

Serviços Tecnológicos de Vanguarda 

Graças ao seu elevado grau de especialização, um MSP está sempre a par das mais recentes tendências e adota tecnologias de vanguarda para prestar os melhores serviços aos seus clientes. No caso da PONTUAL, somos parceiros de fornecedores mundiais de serviços de IT como a Watchguard, Microsoft, ou Acronis, que lançam com regularidade updates e novos produtos no mercado, garantindo aos seus parceiros e, consequentemente, aos clientes finais, soluções com elevados padrões de qualidade.

Suporte Técnico Contínuo

Os MSP apostam cada vez mais em suporte técnico 24/7, garantindo que qualquer disrupção no serviço é rapidamente identificada e resolvida com o mínimo impacto nas operações do negócio.

Backup e Recuperação de Dados

Essenciais no portfólio de soluções de MSP, os serviços de backup e disaster recovery garantem que as informações críticas do seu negócio ficam protegidas contra perdas acidentais ou ataques cibernéticos.

Escalabilidade

À medida que sua empresa cresce, as necessidades de TI também aumentam. Um MSP pode dimensionar os serviços de acordo com as suas necessidades, proporcionando uma solução flexível e que se adapta ao crescimento do seu negócio.

Contratar um MSP: aspetos práticos  

Quando um fornecedor de serviços geridos recebe um contacto comercial, o primeiro passo é fazer a análise do ecossistema de IT do potencial cliente. Na PONTUAL, fazemos essa avaliação de forma a identificar potenciais lacunas e quais os serviços que melhor se adequam a cada caso. Depois desse diagnóstico, procedemos à elaboração de uma proposta de serviços personalizada e que apresenta ao pormenor as soluções pensadas para cada cliente.

A PONTUAL oferece serviços ao abrigo de um SLA (Service Level Agreement), um contrato entre as duas partes (MSP e cliente) que apresenta um conjunto de métricas de desempenho e qualidade para cada um dos serviços. O SLA também documenta aspetos técnicos como tempos de resposta e apoio ao cliente, especificações de segurança e desempenho, entre outros, como o envio de relatórios de performance. Assim, sempre que o cliente necessita de uma intervenção do MSP, ela deverá estar contemplada no SLA.

Contratar um Managed Services Provider é cada vez mais uma opção para clientes de vários setores de atividade que optam por confiar as suas operações de IT a parceiros especializados. A redução de custos, acesso a serviços de IT inovadores e soluções de proteção avançada são alguns dos fatores que levam cada vez mais as PME (e não só!) a escolher um MSP como a PONTUAL para melhorar a eficiência das suas operações.

Gostava de perceber melhor porque é que a PONTUAL é o MSP certo para si?

Fale connosco!

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.