6 tendências de software de gestão para 2024

14/12/2023
A chegada do final de ano traz as habituais reflexões, balanços e, inevitavelmente, a necessidade de olhar para o futuro. Como é que os negócios se vão continuar a adaptar e a prosperar num mundo em constante mudança?
tendências de software de gestão para 2024

Como será que a tecnologia empresarial e, em particular, o software de gestão, irá mudar em 2024? Vejamos algumas das principais tendências que vão marcar esta área no novo ano.  

Inflação, recessão e cadeias de fornecimento global alvo de pressões constantes. Este foi o cenário macroeconómico vivenciado pela generalidade das empresas em 2023, e, nesse sentido, espera-se que em 2024 continuemos a assistir a uma tendência de disrupção constante, que levará os negócios a adotar estratégias de gestão empresarial mais ágeis e alinhadas com o momento atual.

Nesse sentido, o software de gestão vai continuar a ser o melhor aliado na gestão das operações das empresas, permitindo-lhes navegar a complexidade do contexto atual de forma mais eficiente e ágil. E, apesar de as tendências na área do software de gestão seguirem uma lógica de continuidade em relação ao que já temos vindo a presenciar ao longo dos últimos meses – com temas como a cloud, inteligência artificial e integração de sistemas na ordem do dia – espera-se que em 2024 as software houses continuem a trazer mais inovação e capacidade de adaptação a negócios de todos os setores de atividade.

As principais tendências de software de gestão em 2024

Software de gestão na cloud

A adoção de software de gestão na cloud não é uma novidade, mas continuará a ser uma forte tendência no novo ano. A vertente Software as a Service (SaaS) e os modelos de subscrição continuarão a ganhar terreno em 2024, tudo graças às vantagens oferecidas pela cloud: economia de recursos, tempo, acesso simplificado e descentralizado ao software, entre outras.

Efetivamente, as limitações das soluções on-premise, como a falta de flexibilidade, escalabilidade e entraves em termos de atualizações têm feito com que milhares de empresas estejam a transferir grandes volumes de dados dos seus ERPs para a cloud – o que deverá levar a que, em 2024, pela primeira vez, os gastos globais em infraestruturas de cloud computing para negócios ultrapassem a marca de 1 bilião de dólares.

Integração de Software e Sistemas

O aumento da procura de soluções de software de gestão na cloud representa também mais oportunidades no que diz respeito à integração de software. Afinal, numa altura em que as empresas já utilizam várias ferramentas tecnológicas, é essencial ter um ERP que permita a ligação a aplicações de terceiros e, assim, alcançar uma maior agilidade e eficiência operacional.

Procura um parceiro de integração de sistemas para o seu negócio? Fale connosco!

ERP multi-nível

Empresas que estão espalhadas em vários escritórios e localizações geográficas têm, frequentemente, requisitos específicos consoante as diferentes filiais. Ao invés de alojarem os dados numa única plataforma onde se tenta (sem sucesso) ter uma solução do tipo one size fits all, um software de gestão com vários níveis permite às organizações personalizar os requisitos do ERP consoante as localizações, quase como se tratassem de softwares distintos, mas com uma gestão centralizada numa plataforma de base. Neste caso, a gestão de acessos e troca de informações entre utilizadores em localizações diferentes é feita de forma personalizada.

Mobilidade e IoT

As soluções de software de gestão em mobilidade também não são novidade, mas em 2024, tecnologias como a Internet of Things (IoT) vão levar as empresas a ponderar os benefícios das ligações entre dispositivos na monitorização de equipamentos, produtos e outros ativos.

A conectividade e mobilidade no software de gestão vão também permitir a recolha e análise de dados respeitantes ao desempenho dos colaboradores, utilização de energia, tempos de inatividade de equipamentos, velocidades de montagem e prazos de expedição, entre outros.

Novos avanços na IA

No passado, se uma empresa desejasse ter uma visibilidade aprofundada dos dados e relatórios avançados, teria que apostar em soluções complementares ao ERP; hoje, os grandes fornecedores e software houses já incorporam tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e machine learning no desenvolvimento das suas soluções.

A IA generativa permite, por exemplo, prever picos de procura de produtos e vendas, automatizar o serviço ao cliente e aceder a um conjunto de informações aceleram a tomada de decisão sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados e através de interfaces interativos e de utilização simplificada.

Experiência do utilizador

A experiência de utilizador, ou UX (User Experience) afigura-se também como uma das principais tendências de software de gestão para 2024. Proporcionar uma boa experiência de utilização das ferramentas será um dos focos para os fornecedores de ERP, que tendem a olhar não só para o aspeto visual do software e interação dos utilizadores, mas também num sentido mais holístico, privilegiando indicadores qualitativos e, até, mais subjetivos.

Num contexto económico global cada vez mais complexo, as empresas necessitam de soluções tecnológicas que lhes permitam manter-se competitivas e assumir uma gestão cada vez mais ágil. As tendências de software de gestão para 2024 apontam para um investimento contínuo por parte das software houses e parceiros de implementação de ERP em recursos que acompanhem esta necessidade, dotando as organizações de ferramentas que lhes permitam alcançar objetivos cada vez mais exigentes.

A sua empresa está preparada para abraçar o novo ano? A Pontual não está apenas a par das tendências; contamos com soluções de software de gestão e tecnologia para empresas que ambicionam dar ao seu negócio o impulso necessário para singrar em 2024. Contacte-nos!

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.