6 vantagens de um ERP para a indústria

09/09/2023
O setor industrial tem vindo a passar por diversas mudanças, e também as ferramentas tecnológicas acompanham essa evolução. Hoje, é já impossível dissociar as ferramentas de gestão e ERP’s das empresas industriais, e os empresários que ainda não fizeram esta aposta podem passar ao lado de grandes oportunidades. Neste artigo, exploramos algumas das principais vantagens […]
gestores analisam vantagens do ERP para a indústria

O setor industrial tem vindo a passar por diversas mudanças, e também as ferramentas tecnológicas acompanham essa evolução. Hoje, é já impossível dissociar as ferramentas de gestão e ERP’s das empresas industriais, e os empresários que ainda não fizeram esta aposta podem passar ao lado de grandes oportunidades. Neste artigo, exploramos algumas das principais vantagens de um ERP para a indústria e os principais atributos que devem fazer parte desta solução.

Desde os anos 80 que a trajetória de desenvolvimento dos ERP’s tem vindo a ser feita de forma ascendente. Os softwares de gestão – que surgiram, aliás, vocacionados para dar resposta a necessidades da indústria e setor transformador – têm vindo a desenvolver-se nas últimas décadas, abrangendo novos módulos, funcionalidades e possibilidades. Hoje, os ERP’s são cada vez mais essenciais ao bom funcionamento das empresas, sendo que, como refere o Panorama Group, o setor que atualmente mais utiliza as ferramentas de gestão a nível global é, precisamente, o da indústria (33%).

Apesar desta forte ligação ao setor, muitos empresários da indústria ainda desconhecem o potencial dos ERP’s e como esta ferramenta pode influenciar, inclusive, a longevidade das suas empresas. Comecemos, então, por perceber o que é um ERP.

As definições de ERP na internet abundam – em quantidade e diversidade – mas, se nos concentrarmos no essencial, um ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta de gestão que liga e integra todos os departamentos e áreas de uma empresa de forma a otimizar processos e partilhar informação fiável e atualizada entre os seus utilizadores. Não se trata, na maior parte das vezes, de uma solução standard, que serve para todos os tipos de empresas, mas sim, o resultado de um processo de estudo, desenvolvimento tecnológico e implementação que deve ser adaptado a cada caso.

Através de um ERP, é possível gerir tarefas que vão do controlo sobre a cadeia de fornecimento e gestão da produção (chão de fábrica), aos serviços de índole administrativa como a contabilidade, faturação e gestão de Recursos Humanos.

Funcionalidades essenciais para ERP’s da Indústria

Vejamos, então, quais são as principais caraterísticas que um ERP para a indústria deve ter:

Controlo de Produção

Um ERP deve permitir fazer uma gestão completa do chão de fábrica, assegurando o controlo e visualização de toda a produção. Torna-se assim possível controlar os prazos de entrega, avaliar rendimentos e perdas, desempenho de equipas e oportunidades para otimizar o processo.

Flexibilidade

As necessidades das empresas mudam com frequência, e por isso, uma das caraterísticas obrigatórias para um ERP vocacionado para a indústria é a flexibilidade. Sempre que há uma mudança estratégica, poder adaptar o ERP de forma a definir novos indicadores de desempenho (KPI) e métricas que forneçam aos gestores insights sobre o negócio e maior poder de ação são grandes mais-valias de um ERP.

Personalização e Escalabilidade

Nunca é demais referir que uma solução de ERP para a indústria deve ser desenvolvida tendo em conta as especificidades do setor. Não há soluções one-size-fits-all, e até dentro da indústria, cada setor terá as suas particularidades. O seu parceiro de implementação do ERP deve fazer um levantamento exaustivo das suas necessidades de forma a, posteriormente, desenvolver a solução mais adequada possível. Importa ainda que a solução esteja preparada para ser escalável, isto é, passível de ser modificada.

Integração entre áreas

Incluir todos os departamentos e integrar setores no ERP elimina a repetição de tarefas e automatiza processos manuais. Isto evita, por exemplo, que os colaboradores vão buscar informações ao sistema e voltem a ter que inseri-las numa fase posterior. É essencial, assim, unificar a gestão da empresa através do acesso centralizado à informação.

Quando a ferramenta de ERP é configurada tendo em conta estes pressupostos, torna-se muito mais fácil beneficiar das suas vantagens, potenciando os resultados da empresa.

Vantagens da utilização de um ERP para a Indústria

Da poupança de tempo e dinheiro ao aumento de produtividade e eficiência, as empresas que apostam na implementação de uma ferramenta de ERP deixam de conseguir imaginar-se sem ela. Vejamos, então, as vantagens de um ERP para a indústria:

Aumento da produtividade

Com um ERP, torna-se muito mais simples gerir prazos diários de forma sistemática. As bases de dados centralizam a informação num único local, ajudando a otimizar cada recurso. Tudo isto faz com que seja muito mais fácil desenvolver planeamentos estratégicos e tomar decisões rápidas, gerando assim, aumentos significativos de produtividade.

Poupança de tempo e dinheiro

Um bom ERP vai ajudá-lo a poupar e, consequentemente, a aumentar os lucros da sua empresa.

Os processos de automatização de tarefas e centralização da informação ficam restritos a uma única plataforma, o que descarta a necessidade de revisão da informação e a acumulação de documentos em papel. Os softwares de gestão ajudam a reduzir a margem de erro, poupar tempo e dinheiro em soluções de software alternativas, fomentando a eficiência dos colaboradores.

Mais eficiência na produção de relatórios e previsões

Quando não existem ferramentas que permitem fazer uma análise e gestão adequada de stocks e da cadeia de fornecimento, as empresas correm o risco de acumular stock indesejado, ou o contrário: num pico de procura, haver escassez.

Um ERP ajuda os gestores a eliminar o erro e otimizar a produção e os processos de compras, vendas e inventário. Torna-se mais simples fazer previsões com base no histórico de vendas, reduzindo o risco de acumular ou não ter stock suficiente. Esta área é conhecida como Business Intelligence (BI) e é uma das grandes tendências atuais na esfera da tecnologia aplicada aos negócios.

O BI permite que as empresas respondam e analisem mais rapidamente grandes volumes de dados, permitindo a produção de relatórios de forma intuitiva por parte de qualquer colaborador e libertando o departamento de TI para outras tarefas. Tudo isso a partir de dashboards intuitivos e user-friendly, a partir dos quais é possível gerar relatórios mais fáceis de interpretar, graças ao design e gráficos apelativos, e sem grande investimento de tempo.

Maiores níveis de colaboração entre equipas

A consolidação da informação numa só plataforma ajuda ao aumento da eficiência e produtividade das equipas, tornando a colaboração entre departamentos mais orgânica e simples. Por outro lado, um ERP ajuda a eliminar redundâncias e a manter a consistência e rigor da informação dentro da organização.

Dados mais seguros

Os dados são um dos ativos mais valiosos para as empresas de hoje, e é cada vez mais essencial mantê-los seguros. Para além disso, os gestores podem também customizar os acessos e restrições à informação. No passado, a tecnologia dos ERP’s não estava tão apurada no que diz respeito à segurança dos dados, mas atualmente, estas ferramentas já fazem, inclusive, atualizações automáticas, eliminando o risco de roubo de informação.

Maior mobilidade e flexibilidade

Os ERP’s já podem também ser acedidos a partir de smartphones, tablets, e PC’s em qualquer altura e local, graças à tecnologia Cloud. Isto é especialmente vantajoso para os gestores comerciais, que podem facilmente aceder à ferramenta durante deslocações a clientes, ou para gestores de produção em chão de fábrica, armazéns e lojistas, que podem assim fazer uma melhor gestão da informação.

Esperamos que este artigo ajude a esclarecer as suas dúvidas sobre porque deve investir numa solução de ERP para a indústria. Em breve, vamos também disponibilizar o Guia Completo de Implementação de ERP para a Indústria, um e-book que o vai ajudar a perceber como proceder, passo a passo, para implementar com sucesso um software de gestão, entre outros aspetos. E, caso tenha outras questões, é só contactar-nos!

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.