6 vantagens de um software de logística

15/10/2022
Uma empresa que esteja envolvida no setor da logística e ambicione ter um negócio eficiente deve cumprir alguns objetivos: gerir stocks, entregar a mercadoria correta, no menor tempo possível, otimizando custos. Conquistar um elevado nível de produtividade e eficiência neste setor não é uma tarefa fácil e, neste sentido, surge a necessidade de implementar novas […]
operadores de software de logística em armazém

Uma empresa que esteja envolvida no setor da logística e ambicione ter um negócio eficiente deve cumprir alguns objetivos: gerir stocks, entregar a mercadoria correta, no menor tempo possível, otimizando custos. Conquistar um elevado nível de produtividade e eficiência neste setor não é uma tarefa fácil e, neste sentido, surge a necessidade de implementar novas estratégias no negócio, de forma a otimizar todos os processos.

Devido à evolução digital, tornou-se uma realidade a presença da tecnologia em praticamente todos os negócios, e o setor da logística não é exceção à regra, muito pelo contrário. Uma vez que este setor detém um papel estratégico e de extrema importância no mundo empresarial, o seu desenvolvimento dentro da área acelerou, revelando-se um dos setores mais beneficiados com a transformação tecnológica.

Desta forma, está a tornar-se cada vez mais comum a implementação de tecnologias, nomeadamente, softwares de gestão. O uso de um sistema logístico é essencial para que haja um controlo rigoroso de todos os processos envolventes e ajuda a empresa a atingir a excelência no seu setor. Através desta tecnologia o seu negócio vai ser capaz de:

  • Controlar os stocks em armazém
  • Encontrar encomendas rapidamente
  • Tratar dos pedidos com mais eficiência
  • Reduzir os erros de expedição
  • Monitorizar mercadorias

Apesar da utilização de softwares de gestão na área da logística ser uma estratégia cada vez mais pensada e valorizada, ainda são muitos os que desconhecem as vantagens que este sistema consegue trazer para o negócio.

Benefícios de um software logístico

À volta do setor da logística, circula um conjunto de processos que podem tornar-se bastante complexos de gerir caso a empresa não possua os meios tecnológicos necessários. Desta forma o aumento da produtividade e eficiência esperados podem tornar-se muito difíceis de atingir.

É em resposta a estas necessidades que surge a solução ERP adequado ao setor logístico. Ao adotar este sistema, terá uma presença mais competitiva no mercado através de um trabalho muito mais eficiente e de um serviço ao cliente com mais qualidade. Veja abaixo os benefícios que poderá usufruir se investir num sistema de gestão logístico:

Facilita o planeamento

Com certeza que terá delineado um plano com objetivos a curto e longo prazo, no entanto, precisa de ter disponibilizada toda a informação necessária como apoio à sua tomada de decisão. Com um software de logística é possível ter acesso a relatórios únicos e personalizados que são fundamentais para negociar os melhores valores com os fornecedores ou condições mais vantajosas para o negócio, assim como para promover uma tomada de decisão mais eficiente.

Reduz erros e o retrabalho

Um trabalho realizado manualmente está sempre mais propício a erros. No entanto, se pudermos contar a o auxílio da tecnologia, o cenário altera bastante. Eliminando trabalhos manuais, os erros diminuem bastante assim como a necessidade de realizar retrabalhos, o que promove a produtividade da equipa.

Reduz os custos

Um dos benefícios mais cobiçados. Através do uso de um sistema ERP, comprova-se que há uma redução dos custos devido a vários fatores:

  • Eliminando os trabalhos manuais da rotina dos trabalhadores e a necessidade de retrabalho, a produtividade dos recursos humanos da empresa aumenta.
  • Através de um melhor acompanhamento dos processos, é possível identificar falhas o que permite executar as melhorias necessárias.
  • Permite fazer escolhas mais eficientes das transportadoras com melhores preços.
  • Ao fazer uma gestão eficiente de stocks, apenas terá armazenada a quantidade ideal de mercadoria, evitando elevados níveis de stock acumulado. Além disso também vai permitir que efetue encomendas na altura ideal com a quantidade específica que necessita, evitando ruturas de stock ou eventuais desperdícios. Tudo isto contribuirá para uma redução dos gastos da empresa.

Otimiza os processos

Através de um software de gestão, consegue obter um maior controlo sobre todos os processos logísticos que vão desde a negociação com fornecedores até à distribuição e envio das mercadorias ao consumidor final. Assim passa a ser possível acompanhar todas as tarefas de forma eficaz e mais facilitada, antecipando eventuais falhas.

As informações são mais seguras e precisas

Com um ERP todas as informações passam a estar centralizadas e totalmente interligadas num único local, onde poderão ser acedidas por qualquer colaborador do departamento. Além disso, um software de gestão garante uma elevada segurança dos dados, evitando a fuga de informações sigilosas e monitorizando quem acede aos dados que são disponibilizados.

Aumenta a qualidade dos serviços

O cliente atual é cada vez mais exigente e espera adquirir um produto num curto espaço de tempo e em perfeitas condições. Ao investir num sistema ERP para a logística, terá um aumento da qualidade do seu serviço, assim como da satisfação dos clientes uma vez que este melhora o desempenho do serviço e aumenta rapidez dos processos.

Não perca mais tempo e otimize a logística da sua empresa! Contacte com um dos nossos consultores para saber mais.

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.