Como melhorar a gestão de stocks com software de logística

22/03/2024
Ter uma operação logística eficiente, ágil e lucrativa é, nos tempos que correm, um desafio de grande complexidade. Contornar todos os fatores internos e externos, bem como as dificuldades inerentes a operações de todas as dimensões, exige ferramentas que estejam verdadeiramente à altura.
gestao de stocks com software de logística

Seja qual for a dimensão ou setor da sua empresa, fazer uma gestão de stocks equilibrada é uma tarefa que exige uma atenção constante por parte dos profissionais. Um software de logística permite-lhe alcançar esse tão desejado equilíbrio, minimizando o impacto das variações na procura, as ruturas na cadeia de abastecimento e outros fatores que causam pressão na gestão de stocks e armazém.

Uma gestão de stocks ágil é um pilar fundamental para o sucesso das empresas com operações de logística. Estas enfrentam, todos os dias, enormes desafios, que vão desde a previsão da procura à gestão das cadeias de abastecimento globais, enquanto procuram reduzir custos e desperdícios e aumentar a eficiência. Neste contexto, um software de logística e gestão de stocks é uma ferramenta essencial para garantir a disponibilidade de produtos na quantidade e no momento certos, sem escassez nem excesso.

Um software de logística é, no entanto, muito mais do que uma ferramenta de rastreamento de stocks. Os seus benefícios incluem a geração de análises preditivas, a automação de processos e a visibilidade em tempo real de toda a cadeia logística. Graças ao seu grau de especialização, este software responde às necessidades de operações logísticas de todas as dimensões, simplificando a gestão de stocks e fornecendo dados que conduzem a decisões estratégicas mais certeiras e que asseguram a competitividade dos negócios.

Comecemos por analisar alguns dos principais fatores externos e internos que impactam a gestão das operações de logística e controlo de stocks.

5 fatores com impacto na gestão de stocks e logística

1. Flutuações na procura

As tendências de mercado, contexto económico, sazonalidade ou eventos específicos são alguns dos aspetos que contribuem para as flutuações na procura de determinados produtos. Neste cenário, para fazer uma boa gestão de stocks é essencial possuir ferramentas – como o software de logística – que permitem prever picos ou baixas de procura, de forma a não acumular stock em excesso nem ter escassez.

2. Cadeias de abastecimento complexas

Ao envolver vários fornecedores, distribuidores e fabricantes em diversos pontos do globo, as cadeias de abastecimento apresentam um elevado grau de complexidade. Neste contexto, coordenar prazos de entrega é uma tarefa inglória, e os níveis de dificuldade tornam-se ainda mais elevados em casos de interrupções provocadas por eventos como conflitos geopolíticos, guerras, crise económica ou até emergências de saúde pública, como a Covid-19.

3. Custos associados

Para manter stocks equilibrados – ter produtos para dar resposta às encomendas sem acumular em excesso – é essencial deter um conhecimento aprofundado sobre todos os custos associados. Sejam custos de armazenamento, custos de pedido e reabastecimento, custos inerentes ao capital investido em stocks ou em casos de produtos deteriorados ou obsoletos, o valor que fica “empatado” ou que se perde numa má gestão de stocks pode causar grandes prejuízos para as empresas.

4. Variedade de produtos

Quanto maior for a variedade de produtos, mais desafiante se pode tornar a gestão de stocks. Cada artigo tem níveis de procura, ciclos de vida e requisitos de armazenamento distintos, e por isso, quanto mais diversificada for a gama de produtos, mais importante é ter sistemas e softwares de logística preparados para o efeito.

5. Fatores Humanos e tecnológicos

Não basta ter um software de logística – é preciso saber usá-lo e retirar o melhor proveito da ferramenta. Mais do que um software de logística robusto, é essencial ter um parceiro de consultoria de tecnologia para negócios que entenda as necessidades das operações e, numa lógica de melhoria contínua, trabalhe em conjunto e a longo prazo com o cliente, de forma a implementar adaptações e upgrades sempre que necessário.

Com equipas especializadas em soluções para a área logística, a PONTUAL é mais do que um simples fornecedor de software – somos um parceiro tecnológico sempre pronto a ouvir as suas necessidades. Fale connosco.

Da mesma forma, aspetos relacionados com a tomada de decisões como o viés, decisões com base na intuição e outros fatores humanos podem impactar a gestão de stocks. Este é um fator cujo impacto pode ser significativamente reduzido recorrendo aos dados e informações provenientes dos softwares de logística.

 

colaboradores armazem gestao de stocks

A importância do controlo e gestão de stocks em negócios de todas as dimensões

Garantir a disponibilidade de stocks e, simultaneamente, minimizar os custos de manutenção é, conforme vimos, um ato de equilíbrio essencial para as operações de logística. Clientes que recebem as suas encomendas sem problemas e no timing acordado terão, certamente, uma probabilidade mais elevada de voltar a fazer negócios consigo. Por outro lado, não responder a pedidos por motivos de rutura de stock causa danos na reputação da empresa e perda de receita, uma vez que, hoje em dia, os clientes não podem ficar à espera, e acabam por comprar na concorrência.

Manter armazéns organizados, com contagens em dia e a localização dos artigos sempre atualizada, é outro aspeto essencial da gestão de stocks. Através de um software de logística, é possível aceder ao histórico de vendas e movimentações, o que permite colocar em prática estratégias de localização de produtos de forma a acelerar os tempos de recolha, criar zonas de recolha para artigos mais populares, entre outros.

Um software de gestão de stocks também elimina muitos processos manuais, poupando tempo e libertando as equipas para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e rentáveis.

Gestão de stocks para grandes empresas

Quanto maior for uma operação logística, mais importante é deter uma visibilidade global sobre os stocks da empresa. Muitas vezes, estas empresas têm vários armazéns em localizações distintas, e podem ainda ter lojas ou pontos de venda com stock adicional, para além de artigos de devolução em trânsito.

Nestes casos, a pressão para maximizar o lucro é elevada, pois o valor monetário do stock envolvido é também muito maior do que em operações mais pequenas. Os custos de armazenamento e gestão de espaço podem também aumentar, e no caso de empresas que têm produtos perecíveis – como é o caso da alimentar ou farmacêutica – os prazos de validade podem expirar, causando ainda mais prejuízo.

Em grandes operações, rastrear stock manualmente é praticamente impossível. Um software de logística é a ferramenta mais ágil para dar resposta a estes casos, pois permite que os utilizadores se mantenham atualizados sobre o estado de todos os pedidos, garantindo que o stock para todos os pontos de venda estará disponível nas quantidades certas.

Gestão de stocks para pequenas empresas

Se pensa que um armazém de menores dimensões vai ser menos afetado com problemas na gestão de stocks…pense de novo. Apesar de lidarem com menos volume de stock e, portanto, menos dinheiro, os negócios mais pequenos têm uma margem de erro bastante menor quando comparados com as operações de logística de grandes dimensões.

Menos espaço em armazém obriga a uma gestão mais ágil na sua utilização. Neste caso, ter níveis de stock errados tem consequências mais imediatas. Se, por exemplo, tiver em stock 10 unidades de um produto, mas podia ter vendido 15, ainda que não pareça existir uma grande diferença, trata-se de mais 50% de vendas que não aconteceram. Já numa grande operação logística, que tenha, por exemplo, stocks de 5 mil ou mais produtos,  5 items não vendidos fazem muito menos diferença.

Um software de logística permite-lhe obter previsões de procura e elaborar planeamentos com mais rigor, contribuindo ainda para uma melhor organização do espaço, acelerando a recolha de produtos e, assim, aumentando a produtividade.

Ter uma operação logística eficiente, ágil e lucrativa é, nos tempos que correm, um desafio de grande complexidade. Contornar todos os fatores internos e externos, bem como as dificuldades inerentes a operações de todas as dimensões, exige ferramentas que estejam verdadeiramente à altura.

 

Já conhece a parceria de sucesso entre a Deiba e a PONTUAL? Saiba como este operador logístico aumentou a agilidade, escala e eficiência na gestão multi-armazém com a implementação e integração do software de logística Eyepeak e ERP Cegid Primavera.

A PONTUAL é parceria dos maiores fornecedores de ERP e software para a área logística no mercado. Para além disso, contamos com equipas de consultores dotados de competências técnicas que lhes permitem ajustar as ferramentas a todas as necessidades do seu negócio.

Solicite uma proposta sem compromisso e saiba como o podemos ajudar!

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

A PONTUAL

Somos uma consultora tecnológica há mais de 30 anos no mercado e com presença em toda a península ibérica. A nossa equipa está motivada para ajudá-lo a fazer crescer a sua organização. Vamos evoluir juntos?

Comprometidos na nossa missão de o ajudar a atingir a excelência

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.